Base de dados:
HAPS-DA
Pesquisar:
RECURSOS HUMANOS EM SAUDE []
Referências encontradas:
Mostrando:
1 .. 6   no formato [Detalhado]
página 1 de 1
  1 / 6
HAPS-DA
selecionar
Id:128 - (1051)
Base de Dados:HAPS-DA
Autor:Belisário, Soraya Almeida
Título:Médico sanitarista: as muitas faces de uma ocupaçäo Sanitarist physician-
Fonte:Rio de Janeiro; s.n; 1993. 182 p. .
Tese:Apresentada a Fundação Oswaldo Cruz para obtenção do grau de Master.
Resumo:Discute sobre a representaçäo social do médico-sanitarista, a metamorfose pela qual passou e passa essa especialidade desde sua constituiçäo e as repercussoes de sua crescente multiprofissionalizaçäo, descaracterizando como uma especialidade médica. Pretende e analisa o médico-sanitarista enquanto profissional 'hibrido', controvertido, que apresenta desde sua conformaçäo diversas características que o diferenciam em relaçäo aos seus pares, os médicos, que o diferenciam, enquanto especialista, dos demais especialistas médicos. Objetiva a análise das mudanças ocorridas na ocupaçäo a partir de sua crescente multiprossionalizaçäo nas últimas décadas, assim como o impacto de tais mudanças sobre a categoria médica, mudanças que väo conduzir essa categoria a uma nova situaçäo ocupacional, descaracterizando a ocupaçäo sanitarista como especialidade médica. Procede também a uma análise, por categoria profissional e sexo da composiçäo da especialidade desde sua criaçäo até os dias de hoje, utiliza dados dos cursos de saúde pública, objetiva o estudo do comportamento da categoria médica e das demais categorias dentro da especialidade.
Descritores:Ocupações em Saúde
Médicos
Saúde Pública/história
Recursos Humanos em Saúde
Saúde Pública/recursos humanos

  2 / 6
HAPS-DA
selecionar
Id:122 - (1045)
Base de Dados:HAPS-DA
Autor:Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP); *.FIocruz*.
Título:Das formas de preparação de profissionais da área da saúde ..-
Fonte:s.l; s.n; maio 11, 1978. 22 p. .
Resumo:Trata-se de um compilado de informações sobre o processo ensino/aprendizagem da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz). O documento apresenta informações de como estava naquele momento, quando as atividades eram dividias em 3 categorias: promoção de cursos; oferta de treinamento individual; concessão de estágios. Visando a melhoria do ensino, o documento apresenta uma nova proposta para a caracterização das formas voltadas a formação de recursos humanos pela instituição, que consistia em uma divisão mais objetiva com detalhes sobre disciplinas ministradas e as etapas até que o profissional alcance a melhor qualificação. O objetivo era formar profissionais capazes de atuar na gestão e planejamento, docência e pesquisa.
Descritores:Educação em saúde
Cursos
Programas de treinamento
Estágio
Recursos Humanos em saúde
Localização:Fundo ENSP/Presidência; 03.20.00/00.00.00 - Caixa 125/ maço 02

  3 / 6
HAPS-DA
selecionar
Id:96 - (1019)
Base de Dados:HAPS-DA
Autor:Anon
Título:Apoio aos núcleos de desenvolvimento de Recursos Humanos em Saúde Pública ..-
Fonte:Rio de Janeiro; s.n; maio. 1988. 5 p. .
Resumo:Documento intitulado “Apoio aos Núcleos de Desenvolvimento de Recursos Humanos em Saúde Pública”, apresentado na reunião de Coordenadores dos Cursos Descentralizados de Saúde Pública, em maio de 1988. Propunha-se um apoio a núcleos estaduais de desenvolvimento de recursos humanos em saúde pública para a realização de cursos descentralizados visando aperfeiçoamento para os profissionais que atuavam no setor de educação em saúde. O documento segue com as informações a respeito da estrutura de como os conteúdos estavam organizados, das vagas e da seleção.
Descritores:Recursos Humanos em Saúde
Saúde Pública
Capacitação em saúde
Localização:Fundo ENSP/Presidência; 03.20.00/00.00.00 - Caixa 107/Maço 06

  4 / 6
HAPS-DA
selecionar
Id:83 - (1006)
Base de Dados:HAPS-DA
Autor:Dr. Ernani Braga
Título:Nota sobre a vigésima Assembléia Mundial da Saúde ..-
Fonte:Rio de Janeiro; s.n; s.d. 4 p. .
Resumo:Trata-se de uma nota escrita pelo Dr. Ernani Braga sobre a vigésima sétima assembleia da saúde, que aconteceu em 1974 com o objetivo de examinar as propostas do Diretor Geral para as atividades da OMS no ano seguinte, bem como o orçamento destinado para a realização dessas atividades. Segundo a nota, os setores que receberam maios atenção foram os seguintes: fortalecimento de serviços de saúde; desenvolvimento de Recursos Humanos para a saúde; controle de doenças (transmissíveis e não-transmissíveis); saúde ambiental.
Descritores:Organização Mundial de Saúde (OMS)
Orçamento
Serviços de Saúde
Recursos Humanos em Saúde
Controle de doenças transmissíveis
Saúde Ambiental
Localização:Fundo ENSP/Presidência; 03.05.00/00.00.00 - Caixa 64/Maço 5

  5 / 6
HAPS-DA
selecionar
Id:74 - (997)
Base de Dados:HAPS-DA
Autor:Fundação Oswaldo Cruz*.
Título:O Papel da Fundação Oswaldo Cruz na Política e Estratégia de Recursos Humanos no setor saúde ..-
Fonte:Rio de Janeiro, RJ; s.n; s.d. 6 p. .
Resumo:O documento trata sobre o papel da Fundação Oswaldo Cruz na Política e Estratégia de Recursos Humanos no Setor Saúde. Havia a proposta de um programa com duração de três anos destinado ao desenvolvimento de um plano integrado de aperfeiçoamento institucional para corrigir as carências e desajustes observados. No campo da pesquisa, por exemplo, identificava-se a necessidade de intensificar o processo de formação de quadros de pessoal; no ensino observava deveria focar na capacitação profissional para que esse fosse o mais eficiente possível em suas funções tendo em vista a diversificação de serviços. Para a implementação do programa previa-se a organização de um Sistema de Recursos Humanos para a Saúde, cujo objetivo era dar plana cobertura ao cumprimento dos programas prioritários da Fundação, ele seria subordinado à Vice-presidência I da FIOCRUZ. As demais informações contidas nesse material tratam de justificativas para reafirmar a importância da implementação desse sistema e do papel da instituição como formadora de profissionais para o setor saúde.
Descritores:Recursos Humanos em Saúde
Educação em Saúde
Formação Profissional em Saúde
Localização:Fundo ENSP/Presidência; 01.05.00/00.00.00 Caixa 37/Maço 03

  6 / 6
HAPS-DA
selecionar
Id:2 - (925)
Base de Dados:HAPS-DA
Autor:Ferrel, J. A
Título:The Development of county health work ..-
Fonte:s.l; Fundação Rockefeller; Maio 26, 1921. 2 p. .
Resumo:Trata-se de um documento de 1921 que relata a importância do Departamento de Saúde para um município, evidenciando-o como uma forma de estabelecer uma relação entre o estado e o indivíduo (sociedade). Ressalta que a presença desse departamento permitia o desenvolvimento de programas dirigidos aos problemas de saúde, embora reconheça como tarefa fundamental a necessidade de melhorar a qualidade do serviço. Nesse sentido, narra uma atividade desenvolvida em conjunto com a Johns Hopkins School of Hygiene and Public Health, localizada em Baltimore, cujo objetivo foi ofertar um treinamento para os agentes de saúde que estavam envolvidos no trabalho realizado por esse departamento. Outro relato importante que consta neste material, é a menção de uma conferência realizada em dezembro de 1920, também na Johns Hopkins School of Hygiene and Public Health a convite da School and the International Health Board, que tinha como objetivo fazer um levantamento dos problemas no setor saúde, resultando na elaboração de relatórios direcionados aqueles que visavam uma melhoria na qualidade dos serviços ofertados.
Descritores:Saúde Pública
Recursos Humanos em Saúde
Estados Unidos
Localização:Rockefeller Archive Center



página 1 de 1


História da Atenção Primária (Documentos de Arquivo) | Fontes primárias | Periódicos | Cultura do Tabaco

Esta base de dados reúne referências de documentos selecionados que contribuem para a pesquisa da História da Atenção Primária à Saúde (APS) no Brasil. São documentos que descrevem a organização de instituições na área, ações de educação em saúde e proposições e políticas em diversos campos, tais como financiamento, contratação e a gestão do trabalho em saúde em ações afinadas com o conceito contemporâneo de APS. Quanto à natureza dos documentos, a base é constituída por cartas, memorandos e comunicações internas estabelecidas por personagens que exerceram cargos de gestão e coordenação de projetos, de programas e também de instituições. Em termos de recorte temporal, há uma concentração de documentos no período da década 40 a década de 80. O acesso ao texto completo dos documentos não é disponibilizado, no entanto as referências contam com um resumo detalhado que permite a compreensão do conteúdo e a relevância da fonte documental.

Gabriele Carvalho de Freitas

Carlos Henrique Assunção Paiva

Base de dados  HAPS-DA : Formulário avançado

   
Pesquisar:
no campo:
 
1     
2   
3